QWADRO Entertainment System

QWADRO Entertainment System, em português, Sistema De Entretenimento QWADRO, ou simplesmente QWADRO, é um projeto de framework em middleware e vaporware designado ao rápido desenvolvimento de aplicações interativas 2D, 3D e 4D que, integra tecnologia de síntese de imagem e renderização gráfica, mixagem de som e renderização acústica, simulação de física newtoniana (com detecção e resolução de colisão, etc), dentre outros numa simulação de mundo em tempo real.

Em resumo, QWADRO é uma junta de middlewares baseadas em outras do mercado, para desenvolvimento de simulação virtualizada de realidade tridimensional. Foi projetado em base para ser um pseudo-equivalente à “plataforma RenderWare”, a qual, inclusive, serviu de base para o desenvolvimento deste. O projeto conceptual do QWADRO visa que este seja utilizável pela maior gama possível de pessoas, mesmo aquelas que nunca estiveram no ramo da programação, assim sendo, é escrito em ISO C 2011.

Apesar de ser inicialmente projetado para ser tão próximo possível da plataforma RenderWare, QWADRO é composto de escolhas e tecnologias baseadas em vários outros middlewares, dos quais dentre estes estão: RenderWare (Graphics) 2, 3 e 4; RenderWare Audio 2; RenderWare Physics (anteriormente conhecido como Karma Physics); Havok Physics & Destruction 2013; Havok Vision (antes conhecido como (Trinity) Vision Engine); Ogre3D 1 e 2; Unity3D 4 e 5; Unreal Engine 2, 3, e 4; Gamebryo Element e LightSpeed; Rockstar Leeds Engine; GoldSource; Source Engine; IdTech 3 e 4; Bang! Engine; BlitzTech; Granny3D 2; Bink Video; RoQ Video; Miles Sound System 7; Aureal 3D, FMOD (e FMODEx) Sound System; Diesel Power; OpenAL e OpenAL Soft; EAX; Bullet Physics; Open Dynamics Engine; dentre outros.

Idealização

QWADRO é apenas uma implementação datada oficialmente da década de 2010 d.C. do século XXI, precisamente no ano de 2017 d.C. […] — K! Sejamos menos historiadores então.

Quando era eu pequeno, os games eram feitos a mão, originários da imaginação, projetados pelo talento, realizados pela dedicação e o esforço, do zero absoluto, por pessoas que merecem muitos adjetivos, dentre eles: criativas, originais, talentosas, dedicadas, esforçadas, e ademais.

Quase não houveram engenhos-middleware licenciáveis, e as poucas existentes, não eram estúdios edifique-e-jogue como hoje é com Unity e Unreal. Mesmo os personagens defeituosos e limitados pela tecnologia, eram animados e avivados a mão.

Quando eu fui apresentado à cyber-cultura, ainda estávamos na transição da internet discada, com a largura da banda (Ethernet) que não passava de 5 Mbps, maravilhados com o mouse a laser, com os sistemas dando pane o tempo todo, com aquela ideia de um universo problemático, complicado e hostil, onde tudo requeria esforço e competência.

Desde os primeiros anos como um gamer, desde a era PS1, eu, provavelmente como qualquer outra criança, ao menos pelo que testemunhei, sempre idealizava como seria um game perfeito. Então sempre foi fascinante estudar a computação, apesar das minhas origens estarem inclinadas para os maus feitios da internet — quanto menos falarmos melhor. Hmkk

A transformação tecnológica, e a experiência com os games rotulados como feios, quadrados, secos, e pobres, inspiraram-me na ideia de como os games deveriam ser feitos.

Ainda com essa ideia de criar um game, nunca me aventurei de fato a realizar concretamente isso; até agora. Hoje, como ativista da engenharia de software, eu faço algo cá e acolá quando a mim é viável, para propulsar o projeto QWADRO, que não é meu, é desta nação, através de todos os idealizadores diretos e indiretos.

Masked Man, 2017

Estruturação

A infraestrutura do QWADRO é projetada como uma interface extensível unificada de sistemas modulados suboperacionais; vulgo middlewares.

QWADRO Execution Core

O núcleo de execução é a primeira modulação da “plataforma QWADRO”, sendo donde é provida todos os recursos básicos e funcionalidades básicas para toda sorte de operação de entrada e saída, assim sendo dispõe de: gestão virtualizada de arquivos e seus sistemas; gestão abstrativa de entrada e saída de dados; gestão eficiente de memória e prevenção de vazamentos; gestão de estendimento de tipos de dados e sua respectiva metodologia serialização; e gestão de dispositivos de interface humana possibilitando (por exemplo) o uso de dois ou mais teclados e mouses.

Memória e seus alocadores

Toda alocação de memória do QWADRO é controlada através de mecanismos de alocação com diversos e arbitrários comportamento em realizar uma requisição de alocação. Há alocadores que alocam porções aleatórias da memória do processo, alocadores que alocam porções de regiões paginadas pré-alocadas, alocadores que alocam porções de barras pré-alocadas de memória, bem como outras. Através desses mecanismos nada se perde e toda alocação é realcançável.

Arquivos e seus sistemas

Através do QWADRO, há uma virtualização do sistema de arquivos, onde “símbolos” de diretórios são criados, e são usados como diretórios regulares. Por exemplo, o diretório “C:\\users\\super-user\\desktop“, assertivamente a Área de Trabalho, poderia ser montado como o volume “data”, logo então, quando uma requisição ao sistema de arquivo solicitar que um arquivo de diretório “data/car.obj” fosse localizado, um arquivo de nome “car.obj“, se existente na Área de Trabalho, seria entregue ao requerente.

HIDs e seus virtualizadores

Teclados, mouses, e naturalmente controladores especiais para games, são virtualizados dentro do QWADRO, e (teclados e mouses) podem ser interpretados separadamente, viabilizado a possibilidade de duas pessoas usaram controladores de PC como jogadores diferentes, vencendo uma limitação histórica pela forma em que o sistema operacional lida com estes HIDs tradicionais.

QWADRO Display System

O sistema de exibição é uma modulação opcional da “plataforma QWADRO”, sendo a qual oferece todos os recursos básicos e funcionalidades básicas para exibição de elementos gráficos, desenho 2D e/ou 3D, renderização gráfica de simulação de mundo 2D e/ou 3D, bem como toda uma mecânica de paneis e widget análoga a um sistema de janelas. O sistema de exibição é nativamente projetado para suportar e usar drivers OpenGL para produção de imagem, o que permite uma amplitude maior em suporte cruze-plataforma.

Saídas de exibição

Não existe o conceito de “janelas” no QWADRO, principalmente porque não faz sentido. A plataforma lhe oferece uma interface de “saída de exibição”, a qual pode ser uma janela, a tela cheia sem composição da área de trabalho, a tela cheia sobreposta à área de trabalho, o fundo da área de trabalho (desenhando no papel de parede). Nativamente o modelo suporta uma configuração multi-monitor.

Renderizadores gráficos

O renderizador gráfico do QWADRO, por natureza feito sobre OpenGL, principalmente visando portabilidade e resiliência, dispõe da capacidade de desenho de elementos de simulação de mundo tridimensionais, bem como toda a parafernália necessária para o fazer de forma eficiente e econômica.

Sobreposição de tela

A sobreposição de tela para fins de desenho de elementos de GUI, principalmente para HUDs, ou ainda exibição de vídeo, etc, é também disponibilizada, contando com um conjunto de elementos básicos de GUI e a capacidade de aninhamento através de paneis, análogos à janelas que aqui não tiveram vez.

QWADRO Sound System

O sistema de som é mais uma modulação opcional da “plataforma QWADRO”, sendo a qual oferece todos os recursos básicos e funcionalidades básicas para mixagem de som, renderização acústica de simulação de mundo 2D e/ou 3D, e produção e reprodução auditiva em geral desde uma uma saída genérica a uma saída de som de cerco de 9.1 canais.

QWADRO Spatial System

O sistema espacial é mais outra modulação opcional da “plataforma QWADRO”, sendo a qual oferece todos os recursos básicos e funcionalidades básicas para uma virtualização de mundo tridimensional e a sua simulação em respeito as leis da física newtoniana.

QWADRO Social System

O sistema social é mais outra modulação opcional da “plataforma QWADRO”, porém não é tão objetiva como as demais, esta é especial. Esta modulação, ainda em projeção, é visada a ser uma alternativa ao extinto GameSpy, oferendo mecanismos de autenticação, realização de conciliação de usuários, interação social, etc. A ambição dessa modulação ainda é questionada e está em fase de métrica.

Relacionado

EAX

EAX, sigla para Environmental Audio Extensions (Extensões de Áudio Ambiental), é um conjunto de predefinições de processamento de sinal digital de som, desenvolvido pela Creative…

Miles Sound System

Miles Sound System, ou simplesmente Miles, é um middleware de engenharia de mixagem de som e renderização de acústica, o qual facilita o desenvolvimento de programas…

GTA San Andreas

GTA San Andreas é um game de ação aventureira combativa e condução veicular em terceira pessoa desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games…

Go Horse

Hoje, venho falar da metodologia Go Horse, que, para mim, é um estilo de vida. A metodologia Go Horse se aplica a tudo no universo,…

OpenGL

OpenGL, contração de Open Graphics Library, é todo um universo circundante do mundo da computação gráfica. Pois é, não é a ideia rasa que você…

Responses