QWADRO

QWADRO é um middleware para rápido desenvolvimento de aplicações interativas 2D, 3D e 4D, que integra tecnologia de engenharia de síntese de imagem e renderização de gráficos, bem como mixagem de som e renderização de acústica. Ainda elementarmente conta com detecção e resolução de colisão, e simulação de física em tempo real.

QWADRO é, em resumo, uma junta de middlewares baseadas em outras do mercado, para desenvolvimento de simulação virtualizada de realidade tridimensional.

QWADRO foi projetado para ser um pseudo-equivalente à “plataforma RenderWare”, a qual, inclusive, serve de base para o desenvolvimento deste.

QWADRO é projetado para ser utilizável para a maior parte possível de pessoas, mesmo aquelas que nunca estiveram no ramo da programação. Assim sendo, QWADRO é escrito em ortodoxo C11.

Apesar de ser inicialmente projetado para ser tão próximo possível da plataforma RenderWare, QWADRO é composto de escolhas e tecnologias baseadas em vários outros middlewares, dos quais dentre estes estão:

  • RenderWare Graphics 2, 3 e 4;
  • RenderWare Audio;
  • RenderWare Physics;
  • Karma Physics;
  • Havok Physics;
  • Havok Vision/Graphics;
  • Havok Ai;
  • Havok Destruction;
  • Ogre3D 1 e 2;
  • Unity3D 4 e 5;
  • Unreal Engine 2, 3, e 4;
  • Gamebryo Element e LightSpeed;
  • “Rockstar Leeds” Engine;
  • GoldSource;
  • Source Engine;
  • IdTech 3 e 4;
  • Bang! Engine;
  • Granny3D 2;
  • Bink Video;
  • RoQ Video;
  • Miles Sound System 7;
  • FMOD e FMODEx Sound System;
  • Diesel Power;
  • OpenAL e EAX;
  • Bullet Physics;
  • Open Dynamics Engine;

Application Framework X

O framework de fundação do sistema integrado do QWADRO provem recursos e funcionalidades básicas de entrada, saída, operação em arquivos e sistema de arquivos, operação com fluxo de dados, gestão de memória, estendimento dinâmico de tipos, gestão de HIDs, dentre outras mais. Os recursos básicos deste framework são identificados pelo prefixo “afx”.

Uma ideia ilustrativa por analogia ao que seria.

Graphics Framework X

O framework de síntese de imagem e renderização de gráficos do QWADRO é fortemente baseada na arquitetura do RenderWare Graphics 3, e em tantas várias outras como o Havok Vision e o Unity3D. Seus recursos são identificados pelo prefixo “gfx” e seus módulos:

  • e3coree, o núcleo integrado ao sistema;
  • e3math, a biblioteca de matemáticas gerais.

Este framework também é intercalável entre tecnologias de renderização, assim sendo, é dividida em dois módulos principais, sendo estes:

  • e3d3d9, o subsistema de renderização via Direct3D 9;
  • e3d3d10, o subsistema de renderização via Direct3D 10;
  • e3d3d11, o subsistema de renderização via Direct3D 11;
  • e3d3d12, o subsistema de renderização via Direct3D 12;
  • e3gles2, o subsistema de renderização via OpenGL ES 2;
  • e3gles3, o subsistema de renderização via OpenGL ES 3;
  • e3vulkan, o subsistema de renderização via Vulkan.
  • e3sgl, o subsistema de renderização via SIGMA Graphics Library e OpenGL.
Uma ideia ilustrativa por analogia ao que seria.

Sound Framework X

O framework de mixagem de som e renderização de acústica do QWADRO é fortemente baseada na arquitetura do Miles Sound System 7, e em tantas várias outras como o FMOD e o OpenAL. Seus recursos são identificados pelo prefixo “sfx”.

Este framework também é intercalável entre tecnologias de renderização e middlewares, mas ainda apenas há três implementações, sendo os módulos destas:

  • e3sound, uma atrocidade em que eu estava trabalhando em mais uma oportunidade de procrastinar.
  • e3al2, o subsistema de renderização via OpenAL 2.
  • e3miles, o subsistema de renderização via Miles.

Physics Framework X

O framework de detecção e resolução de colisão, e simulação de física newtoniana, é cuspida uma cópia da Havok Physics, a qual inclusive, opera por trás da cena. Sim, é basicamente uma sobrecamada. Seus recursos são identificados pelo prefixo “pfx”.

O framework pode devir intercalável no futuro, mas não estou disposto a fazer isso. E seus únicos módulos são:

  • e3havok, o subsistema de detecção de colisão e simulação de física newtoniana.
  • e3bullet, o mesmo do acima porém ainda tímido.

Apesar de ser um grande fã e apoiador da comunidade open-source freeware e Bullet Physics ser tendencioso, Havok Physics apresenta certas vantagens que ainda não estou disposto a medir com Bullet.

Uma ideia ilustrativa por analogia ao que seria.

Outros

Há mais frameworks de menor relevância (ao menos por hora) que devem ser listadas também, as quais são:

  • e3bink, o serviço de reprodução de vídeo Bink;
  • e3dduc, o subsistema de integração ao Discord. Este subsistema é reponsável por vários recursos que terão maior relevância futuramente. Isso está MUITO mais além do Rich Presence.
Uma ideia ilustrativa por analogia ao que seriam.

Há muito mais que eu ainda não estabilizei então não posso dar uma posicionamento.

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