Miles Sound System

Miles Sound System, ou simplesmente Miles, é um middleware de engenharia de mixagem de som e renderização de acústica, o qual facilita o desenvolvimento de programas que requerem complexa gestão e operação com acústica, tais como games e simuladores.

Este software foi o percursor dos middlewares de engenharia de som, um sucesso absoluto, incluído uns 7 mil games ao longo dos anos.

A biblioteca contém driver’es especiais que podem reproduzir música e efeitos sonoros em 14 plataformas computacionais, nos formatos: MPEG audio layer III (MP3), Bink audio bitstream (BIK), Vorbis (OGA/OGG), VOX, Microsoft’s waveform audio Bitstream (WAV).

História

A história do Miles é algo extraordinário. Apesar do boom dos middlewares comerciais sido consolidado pela liberação em 1997 da tecnologia RenderWare 3, Miles já estava no mercado desde 1992. Logo é o pai de todos os middlewares de renderização de acústica.

A biblioteca foi desde 1991 originalmente desenvolvida por John Miles, e nomeada de Audio Interface Library. Foi desenvolvida por volta de cinco anos, até a versão 3.03d, quando foi adquirida pela RAD Game Tools.

Adquirida em 1996 pela RAD Game Tools, a biblioteca continuou sendo desenvolvida, inicialmente com a ajuda de John Miles, contratado como empregado até 2011.

As versões de 0 a 3, as quais detinham o nome Audio Interface Library, foram desenvolvidas por John Miles desde sua primeira liberação em 1991. Já por volta de 1996, quando a RAD Game Tools adquiriu a tecnologia, seu nome foi alterado para Miles Sound System, e desde então foi como passou a ser referida.

Segundo John Miles, até antes da aquisição pela RAD, ele desenvolveu a biblioteca até a versão 3.03d. A versão 3 continuou recebendo atualizações pela RAD através de 1997. Estas versões foram inteiramente focadas em MS-DOS e, versões do Windows de 16 e 32 bits.

A versão 4, liberada em fevereiro de 1998, adicionou suporte a MIDI, suporte ao formato de arquivo ADPCM VOC, e tirou vantagem de instruções MMX nos chipes em que era viável.

A versão 5, liberada em outubro de 1998, adicionou suporte ao formato de arquivo MPEG audio bitstream layer-III (MP3) e adicionou vários módulos de som tridimensional.

A versão 6, liberada em outubro de 2000, adicionou suporte a formatos transmissíveis de áudio para VoIP. A versão 6.1, liberada em 2001, adicionou suporte ao Macintosh. E também, a versão 6.5, liberada em 2003, adicionou suporte ao Xbox, e o suporte ao Windows de 16 bits foi removido.

A versão 7, liberada em maio de 2005, adicionou saída discreta para som de cerco com configurações de 4 a 8.1 falantes. X360, PS2, PS3, Wii, e Windows 64-bit também passaram a ser plataformas suportadas. Vorbis audio bitstream (OGA/OGG), XMA e XMA2 também passaram a ser formatos de arquivo suportados.

A versão 8, liberada em fevereiro de 2010, adicionou suporte às plataformas PSP, iOS, Linux, e 3DS. Também adicionou suporte ao formato BIK e removeu suporte nativo ao DOS, Xbox e antigos Macintosh’es.

A versão 9, liberada em julho de 2011, adicinou suporte às plataformas PSVita, Wii U, Android, PS4, and XOne.

Isso aqui é um vídeo aleatório porque não encontrei nenhum teste decente do Miles. Então foda-se!


Implementações

Como já supracitado, uns 7 mil games implementaram Miles, logo listá-los aqui seria impossível, e de qualquer forma, de curso apenas mencionamos outros artigos, então confira uma breve lista a seguir.

Related Articles

QWADRO

QWADRO é um middleware para rápido desenvolvimento de aplicações interativas 2D, 3D e 4D, que integra tecnologia de engenharia de síntese de imagem e renderização…

EAX

EAX, sigla para Environmental Audio Extensions (Extensões de Áudio Ambiental), é um conjunto de predefinições de processamento de sinal digital de som, desenvolvido pela Creative…

RAGE

Rockstar Advanced Game Engine, ou simplesmente RAGE, é um middleware proprietário da Rockstar Games designado para rápido desenvolvimento de aplicação tridimensional interativa desenvolvido pelo RAGE…

Bink Video

Bink é um middleware de produção e reprodução de fluxo binário audiovisual, primariamente para games, e também um formato proprietário de armazenamento para o mesmo.…

Responses

Skip to toolbar