Glacier

Glacier, oficialmente “o sistema Glacier”, vulgo Glacier Engine, é um middleware proprietário para rápido desenvolvimento de game desenvolvido pela IO Interactive desde 1994. Glacier é responsável por trazer a vida grandes títulos com a série Hitman, pilar da IOI, e outros games que injustamente não são tão visíveis, como Freedom Fighters.

Sobre

O sistema Glacier está sob constante aprimoração desde a primeira versão, a qual foi iniciada em 1994.

A ideia de criar um novo engenho emergiu das experiências com criação de games para várias plataformas. Cada novo game significava iniciar do zero, isto é, estabelecer um novo ambiente de construção e execução, criar novos gráficos e código, produzir todas as utilidades necessárias. E, aprender o fluxo combinado de trabalho.

Além de todo o trabalho para fazer um projeto, quase nada do projeto anterior podia ser reusado. Desta frustração veio a ideia de construir um novo sistema, versátil e expansível, para evitar os problema supracitados.

Destaques

Este novo sistema deveria representar uma oficina completa e incluir/habilitar:

Compatibilidade cruze-plataforma — cortando custo e tempo de desenvolvimento e permitir verossimilhança de funcionalismo entre diferentes e arbitrárias plataformas.

Cargas escaláveis de trabalho — limitando gargalos na fase de desenvolvimento, fazendo viáveis projetos muito grandes e habilitar uma visão geral abrangente.

Mundos muito dinâmicos — permitindo uma habilidade de manipular tudo no mundo, em tempo real, sem qualquer pré-processamento. Uma ferramenta que há dois benefícios muito importantes:

Fazer possível de testar tudo que está sendo configurado imediatamente, sem atrasos de pré-processamento; e

Minimizar a largura de banda necessária para dados pré-processados, os quais são muito importantes para qualquer edição online.

Funcionalidade e eficiência online — Fazer aplicações interativas (ou não) em tempo real de resposta rápida, uma possibilidade.

Implementações

O sistema Glacier (ou Glacier Engine, como quiser), foi usado, ao que eu sei, para forjar todos os games desenvolvidos pela IOI.

A seguir, uma breve lista dos títulos forjado sobre esta tecnologia.

  • Hitman Codename 47
  • Hitman Silent Assassin
  • Freedom Fighters
  • Hitman Contracts
  • Hitman Blood Money

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