Euphoria

Euphoria é um middleware de engenharia de (cinemática) animação para aplicações gráficas tridimensionais desenvolvido pela NaturalMotion com base na tecnologia de “síntese de moção dinâmica”, tecnologia proprietária para animação em tempo de real de humanoides tridimensionais abrangendo uma total simulação dum humanoide, incluindo, além do corpo, a estrutura muscular e o sistema nervoso motor.

Sobre

Euphoria permite ao atores sintetizar moções dinamicamente em resposta a eventos que circundam eles. A exemplo, protegerem-se duma queda forte ou reagirem a disparos de armas. Este sistema permite ao desenvolvedores criar respostas e atores que simplesmente não é possível com as abordagens tradicionais em animação.

Euphoria desencoraja o uso de animações animações pré-fabricadas por dar lugar a sintetização em tempo real de animações com base nas ações e reações dos atores, isto é, elas serão diferentes em todo o momento, ainda que seja uma reprodução da mesma cena.

É comum vermos a flacidez entregue pelas tecnologias referidas como boneca-maluca boneca-de-pano — vulgo ragdoll — para geração de animação em tempo real. Em contraste, Euphoria emprega um método mais complexo de animar a inteireza de objetos fisicamente limítrofes dentro do ambiente do game.

Euphoria suporta as plataformas: Windows, OSX, Linux, PS3, PS4, X360, XOne, iOS e Android. E é testadamente compatível como as principais tecnologias comerciais de engenharia de simulação de física, tais como Havok Physics, PhysX e Bullet Physics.

Euphoria não é uma “novidade” caso você que chegou agora tenha isso em mente. Essa tecnologia já existe a muito tempo mas não foi tão praticada assim por ser comercial e custosa ao CPU, uma vez que as rotinas do Euphoria são análogas às rotinas de middlewares de simulação de física.

Euphoria está integrada em muitos (mas não tantos) títulos e outros middlewares (e consequentemente, em games usando estes middlewares), como o RAGE.

Imagens

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