Bullet Physics

Bullet Physics, ou simplesmente Bullet, é um middleware de engenharia de simulação computadorizada de física newtoniana, detecção de colisão, e de dinâmica de corpo rígido (e macio).

Bullet é designado para uso em games, efeitos visuais e simulação robótica. É um projeto de código aberto escrito em C++ portável, e é
livre mesmo para uso comercial, sob os termos da licença ZLib.

Bullet é simplesmente incrível. É o que temos de mais avançado no mercado depois de Havok Physics, o qual tende a ficar para trás dentro de pouco tempo, uma vez que a Microsoft é responsável por este agora.

Destaques

  • Detecção de colisão discreta e contínua, incluindo teste de raio e área convexa. Formas de colisão incluem côncavo e malhas convexas, e todos os primitivos básicos.
  • Coordenadas máximas de 6 graus de liberdade de corpos rígidos (btRigidBody) conectado por restrições (btTypedConstraint), bem como multi-corpos coordenados generalizados (btMultiBody) conectados por mobilizadores usando o algoritmo do corpo articulado.
  • Resolvedor rápido e estável de restrições de dinâmica de corpo rígido, dinâmica de veículo, controlador de caracteres e deslizador, dobradiça, seis-graus-de-liberdade genérico e restrição de torção do cone para boneca-de-pano.
  • Dinâmica de corpo mole para tecidos, cordas e volumes deformáveis com interação bidirecional com corpos rígidos, incluindo suporte a restrições.
  • Código aberto, C ++, sob a licença Zlib e livre para qualquer uso comercial em todas as plataformas, incluindo PlayStation 3, XBox 360, Wii, PC, Linux, Mac OSX, Android e iPhone.
  • Plugin do Maya Dynamica, integração com o Blender, serialização de .bullet binário nativo, e exemplos de como importar arquivos URDF, Wavefront .obj e Quake .bsp.
  • Muitos exemplos mostrando como usar o SDK. Todos os exemplos são fáceis de navegar no navegador de exemplo do OpenGL 3. Cada exemplo também pode ser compilado sem gráficos.
  • Guia de início rápido, documentação do Doxygen, wiki e fórum complementam os exemplos.

Implementações

Há muitas aplicações 3D hoje que se assentam sobre o Bullet Physics para realizar simulação de física.

Com o engessamento causado pela limitação, ou melhor, pela exclusividade de hardware do PhysX, e a com a aquisição do Havok pela Microsoft, um fracasso iminente, a indústria de games passou a olhar com outros olhos para o Bullet.

Bullet agora tende devir o número um dos middlewares de simulação de física, o que seria ótimo para todos nós por vários fatores, com maior relevância a sua gratuidade, independência de plataforma, inviabilidade de mudança futura, e mais.

Hoje, empresas da industria do game focadas em títulos AAA, como a Rockstar Games, aparentemente já aderiram, e Bullet hoje jaz sob o código do Rockstar Advanced Game Engine (vulgo RAGE); ou seja, GTA V, Red Dead Redemption 2, e outros games forjados com o RAGE usufruem da tecnologia Bullet.

Imagens

Aqui, uns vídeos aleatórios porque eu cansei de escrever. Depois eu continuo; é muita coisa.

Related Articles

RAGE

Rockstar Advanced Game Engine, ou simplesmente RAGE, é um middleware proprietário da Rockstar Games designado para rápido desenvolvimento de aplicação tridimensional interativa desenvolvido pelo RAGE…

OpenGL

OpenGL, contração de Open Graphics Library, é todo um universo acerca do mundo da computação gráfica. Pois é, não é a ideia rasa que você…

PhysX

PhysX é um middleware proprietário de engenharia de simulação computadorizada de física newtoniana e detecção de colisão agora sendo desenvolvido pela NVIDIA como parte do…

QWADRO

QWADRO é um middleware para rápido desenvolvimento de aplicações interativas 2D, 3D e 4D, que integra tecnologia de engenharia de síntese de imagem e renderização…

EAX

EAX, sigla para Environmental Audio Extensions (Extensões de Áudio Ambiental), é um conjunto de predefinições de processamento de sinal digital de som, desenvolvido pela Creative…

Responses

Skip to toolbar