Bink Video

Bink é um middleware de produção e reprodução de fluxo binário audiovisual, primariamente para games, e também um formato proprietário de armazenamento para o mesmo. Vale lembrar que Bink foi o middleware MAIS IMPLEMENTADO NA HISTÓRIA dos middlewares.

Desenvolvido pela RAD Game Tools, foi primariamente designado e usado para vídeos de moção total em games.Este formato está presente em milhares de distribuições de games em mais de uma dezena de plataformas, e é comumente utilizada a extensão .bik ou .bk2 para discriminá-los.

Este formato está presente em milhares de distribuições de games em mais de uma dezena de plataformas, e é comumente utilizada a extensão .bik ou .bk2 para discriminá-los.

Codec

Bink é o de-fato codec de vídeo para games devido às suas implementações em mais 14 mil games em 14 diferentes plataformas.

O formato do bitstream dos dados multimídia foram idealizados e feitos para serem melhor que os formatos de DVD, e serem reproduzidos por aceleração de hardware onde fosse possível, assim trazendo a melhor experiência de vídeo em games e aplicações 3D aceleradas por hardware.

Arquivo

Arquivos nativos Bink são arquivos de dados multimídia usados num imenso número de games, tanto em PC quanto em consoles. Os arquivos atuam como contenedores para dados compressados com os codecs de áudio e vídeo Bink ou Bink 2. Tais arquivos são popularmente conhecidos pelo uso das extensões ‘.bik’, para Bink (1), e ‘.bk2’, para Bink 2.

Os formatos de dados gerados pelos codecs de áudio e/ou vídeo podem ser encontrados em contenedores diferentes, os quais podem ser facilmente identificados usando um visualizador hexadecimal de arquivos, por tentar encontrar um de seus FOURCCs, os quais, detém alguns dos seguintes quatro códigos: BIKf, BIKg, BIKh, e BIKi.

Middleware

O middleware Bink foi implementado em mais 14 mil games, em 14 diferentes plataformas. Pode ser facilmente identificado através da localização da DLL binkw32.dll nos títulos lançados para Windows PC.

Implementações

A lista a seguir, acusa a implementação da tecnologia Bink em middleware nalguns games.

  • Age Of Empires III, usou para a divulgação de logomarcas e introdução, e também para curta-metragens ao final dos ‘atos’ da campanha do jogo.
  • Gun, usou para a divulgação de logomarcas e introdução.
  • Manhunt, usou para a introdução, e também para curta-metragens em jogo.
  • Reservoir Dogs, usou para a divulgação de logomarcas e introdução, para curta-metragens em vários momentos, e até no menu principal.

Related Articles

Manhunt

Manhunt é um game de ação combativa em terceira pessoa desenvolvido pela Rockstar North e publicado pela Rockstar Games, lançado em novembro de 2003 para…

EAX

EAX, sigla para Environmental Audio Extensions (Extensões de Áudio Ambiental), é um conjunto de predefinições de processamento de sinal digital de som, desenvolvido pela Creative…

Responses

Skip to toolbar