Imagem Targa

Targa é um formato de arquivo de gráfico rasterizado desenvolvido pela Truevision Inc. (agora parte da Avid Technology).

Este foi o formato nativo das VGAs TARGA e VISTA, as quais foram as primeiras VGAs para o modal de PC IBM a suportar exibição high-color e true-color.

Esta família de VGAs foi projetada para síntese de imagem e edição de vídeo profissional computadorizada; por esta razão, resoluções usuais dos arquivos Targa correspondem àqueles dos formatos de vídeo NSTC e PAL.

TARGA é um acrônimo para Truevision Advanced Raster Graphics Adapter.

Arquivos Targa foram naturalmente através da história sufixados com a extensão “.tga” nos ambientes do Windows, MS-DOS, e no Mac OS X; velhos sistemas Macintosh usaram o código ‘TPIC’.

O formato pode armazenar dados de imagem de 8, 15, 16, 24 ou 32 bits por pixel de precisão. No caso de 32 BPP, são 24 BPP para RGB e 8 BPP extra para o canal alfa.

Os dados de cor podem estar mapeados/indexado por cor, ou, em formato de cor direta ou true-color.

Os dados de imagem podem estar armazenados como “raw”, ou opcionalmente, com compressão lossless RLE. Este tipo de compressão se desempenha pobremente para típicas imagens fotográficas, mas funciona aceitavelmente bem para imagens mais simples, tais como ícones, esboços e desenhos de linhas.

Depois eu escrevo como serializar e desserializar essa desgraça; até eu estou bugado com isso.

Deixe uma resposta