Full Motion Video (FMV)

FMV, sigla para full motion video (vídeo de moção total), é uma técnica de narração de game que se baseia em arquivos de vídeo pré-gravados (invés de sprites, vetores ou modelos tridimensionais) para exibir ação no game. Enquanto muitos games apresentavam FMVs como um meio de apresentar informação durante curta-metragens, outros games foram naturalmente feitos em base deste conceito. Games que foram baseados no conceito de FMVs foram referenciados como games em vídeo de moção total ou filmes interativos.

Arquivos

Conforme os FMVs se estabeleceram no mercado como uma crescente tecnologia de game, uma pequena empresa chamada RAD Game Tools apareceu com seu formato de 256 cores, o Smacker. Os desenvolvedores optaram pelo formato, e o formato acabou sendo amplamente usado por mais de 3,000 games.

Conforme a popularidade dos games com ação em tempo real e FMV emergiram no fim da década de 1990, e Smacker se tornou defasado no mundo dos games de colorização de 16 bits, a RAD Game Tools introduziu um novo formato, agora true-color, o Bink. Os desenvolvedores rapidamente optaram pelo formato devido a sua taxa de compressão e as características adaptadas para games. Desde então, o formato é o mais popular, e é usado por mais de 14,000 games, e o número de adesão é progressivo.

Deixe uma resposta