Freedom Fighters

Freedom Fighters é um game de combate em terceira pessoa desenvolvido pela IO Interactive e publicado pela EA Games em 2003, 1 de outubro, para Windows-PC.

 

  • Sinopse

     

    Freedom Fighters oferece uma mistura de estratégia e ação conforme os jogadores combatem para reivindicar a cidade de Nova York dos invasores soviéticos. Após vencer a Guerra Fria, a União Soviética lançou um míssil nuclear em Washington DC, matando o então presidente. Soldados então iniciaram inundações através das fronteiras canadenses e mexicanas para estabelecer o controle em cada cidade estadunidense.

    Escalado no papel de um novaiorquino cujo irmão foi raptado pela Armada Vermelha, os jogadores devem solicitar e então liderar um grupo de combates da ralé para cumprir vários objetivos. Duma base subterrânea nos esgotos, os jogadores planejam suas missões usando um sistema de túneis para se deslocar. Uma vez nas ruas, a ação toma lugar em tempo real conforme os jogadores combatem usando suas armas, tais como fuzis, granadas, e coquetéis molotov.

    Conforme os jogadores capturam instalações militares-chave e resgatam prisioneiros, a taxa de carisma do personagem incrementará, assim sendo, ajudando o processo de recrutamento. Ainda conforme os jogadores enviam combatentes para a batalha e experienciem baixas, sua taxa de carisma diminuirá. Batalhas ocorrem dentro de ambientes evolutivos marcados por chuva, neve, fumaça ofuscante, e explosões. Até oito jogadores podem batalhar simultaneamente via internet ou LAN.

     


    Imagens

     


    Destacamentos-chave

     

    • Jogabilidade orientada a esquadrão — Elemento baseado em esquadrão de compasso rápido que habilita os jogadores recrutar e liderar até 12 combatentes em batalha.
    • Campanha de guerrilha urbana — Intensos cenários de campanha de guerrilha urbana abrangendo desde pequenas missões de sabotagem à largas batalhas onde o jogador há de conquistar instalações inimigas.
    • Recrute seu esquadrão — O sistema de recrutamento baseado em carisma dá aos jogadores pontos por resgatar prisoneiros ou capturar instalações-chave.
    • Arsenal variado — Variedade de armas incluindo metralhadoras, granadas propelidas por foguete, e coquetéis molotov.
    • Desenvolvimento de personagem — Evolução de personagem que transforma o personagem principal dum mero civil de comportamento típico ao mais valente dos combatentes.
    • Transformação de ambientes — Os ambientes e as temporadas evoluirão junto ao tempo. Como os progressos do game, a cidade é lentamente degradada e transformada num massivo campo de batalha.
    • “Glacier” Engine — Tecnologia engrandecida de renderização via “Glacier” da IO Interactive S/A que se empresta a incríveis efeitos especiais 3D, tal como, iluminação em tempo real, chuva, neve, fumaça, e explosões.
    • Áudio cativante — Áudio ambiental rico, tal como, gritaria quando em batalha, comandos ladrados, e música que define o compasso e tensão da ação de jogabilidade.
    • Suporte multijogador — Até quatro jogadores via modo de tela fracionada em versões de console.

  • Referências

     

    • Há uma referência sobre a série Hitman, também desenvolvida pela IO Interactive S/A, próxima ao início da campanha do game. Na parede do apartamento em que o jogador inicia. Também pode ser visto um poster do filme “Hong Kong Love Story” com uma figura do Agente 47 e Lei Ling, a garota da missão Lee Hong Assassination de Hitman Codename 47, num romântico abraço. E isto é meio engraçado porque no jogo original, o agente 47 não a tolerava. Ele pode também ser visto em muitos outdoors acerca da cidade promovendo uma loja de roupas.