Institucional

A República SIGMA é um conglomerado de web-plataformas abrangendo bibliotecas públicas enciclopédicas, bancos nacionais públicos de assets (como texturas), veículos sociais nas principais rede sociais, unidades de distribuição e preservação de conteúdo digital, e seus vários consórcios das mais distintas e ambiciosas finalidades.

Dois dedos de prosa

A República SIGMA originou-se de uma iniciativa da ação popular freelancer de gamers e modders — de GTA, principalmente — brasileiros em um servidor Discord, agora conhecido como ‘servidor-berçário’.

A composição principal da agremiação contava com gamers e modders vindos de várias comunidades nacionais e internacionais de modding de GTA e outros games também. Fora pessoas totalmente desvinculada a qualquer destes ambientes que também compuseram a agremiação.

O servidor-berçário teve como principal utilidade pública a reunião de entusiastas e acadêmicos, nos mais diversos ramos de atuação, tais como: designers, texturizadores, proficientes de CAD 2D, escupidores de geometria 3D, modeladores tridimensionais, designers de nível tridimensional, sonoplastas, programadores em várias linguagens, web-desenvolvedores, dentre outros mais.

A reunião de tantas pessoas hábeis resultou nos vários muitos consórcios, característica-chave da SIGMA. Estes consórcios abordaram vários aspectos da necessidade de cooperação em projetos, e mais notavelmente os dois consórcios que deram origem às quadras sobre o canal de Santos, no GTA Brasil.

O servidor-berçário no Discord, onde tudo começou, foi derrubado no dia 1 de maio de 2019, ao que se imagina, ter violado os termos da plataforma Discord a respeito de racismo, homofobia, xenofobia, supremacia branca, conteúdo impróprio (18+), violência explícita e o incentivo a mesma, ilicitudes na adquirição de softwares e outros conteúdos, organização de ataques a servidores Discord, e principalmente, difamar, caluniar, ridicularizar, escarnecer, perseguir, ameaçar, assediar, intimidar ou abusar doutros usuários dentro ou fora do servidor. Sim, a própria definição do caos.

Infelizmente, o servidor-berçário funcionava no regime “community driven“, o qual permitia que os próprios usuários definissem (quase sem freios) o futuro do servidor. E por mais incrível que pareça, terminou como o Brasil.

Antes do regime community driven, o servidor-berçário funcionava no regime oligárquico imperativo, isto é, quem entrou primeiro mandava e os demais obedeciam, caso contrário era convidado a se retirar coercitivamente. Isso pode ter soado um tanto para-fascista, mas acredite, funcionava. O brasileiro não está pronto para decidir o próprio futuro sem estudo pra isto.

Hoje, a infraestrutura do conglomerado República SIGMA está e estará sendo manutenida até 4 de julho de 2022, pelo seu mais antigo consórcio, o SIGMA Technology Group. Este consórcio é composto por fundadores e veteranos do servidor-berçário. E é um consórcio, você pode se coligar.

© 2017 República SIGMA & © 2019 SIGMA Technology Group. Todos os direitos reservados; aos seus respectivos elaboradores e colaboradores.